Estudantes da Escola Municipal Simões Filho, localizada na zona Sul de Teresina, estão sem aulas há cerca de dois meses por conta da falta de professores. A situação tem gerado preocupação entre pais e responsáveis, que exigem ações do poder público e temem impactos negativos no aprendizado das crianças.
A estudante Clarisse Queiroz compartilhou sua experiência, relatando que as aulas geralmente terminam após o recreio, deixando os alunos sem conteúdo escolar. “A gente chega na escola e assiste aula, só que quando termina de assistir aula é só recreio e a gente vai embora”, disse.
O pai de Clarisse, Claudio Barros, afirmou que cerca de 30 crianças enfrentam a mesma situação. Ele expressou sua frustração ao dizer que não recebeu nenhuma explicação sobre a falta de aulas. “É muito triste ver a situação da educação de Teresina hoje. Eu estou aqui representando 30 famílias, são 30 crianças que estão nesta situação. Hoje está aqui [filha], mas poderia estar na sala de aula […] Não deram nenhuma satisfação, simplesmente começaram as mensagens no WhatsApp de que não teria aula”, lamentou.
Nesta segunda-feira (22), representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm) se reuniram com a direção da escola para discutir as consequências da escassez de professores.
A diretora da escola, Gislene Rocha, explicou que já procurou soluções junto à Secretaria Municipal de Educação (Semec), mas não obteve sucesso. “Existem vários ofícios na Semec comentando a ausência do professor, ou por questões de licença-saúde ou licença-capacitação. De imediato a gente não só informa, mas também a gente solicita com urgência a substituição desse professor. É sempre argumentado [na Semec] que não tem professor suficiente nem estagiário”, afirmou.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina alertou que a falta de professores não se limita à Escola Simões Filho, sendo uma realidade em praticamente todas as escolas públicas da cidade.
Resposta da Secretaria Municipal de Educação
A Secretaria Municipal de Educação (Semec) se manifestou sobre a situação por meio de uma nota oficial. Segundo a secretaria, todos os aprovados no concurso para o cargo de professor do primeiro ciclo foram convocados, assim como os classificados do cadastro de reserva. No entanto, a Semec reconheceu que algumas unidades de ensino ainda enfrentam dificuldades para preencher o quadro de professores.
A Semec também informou que, para o mesmo cargo, foi realizado um processo seletivo simplificado, com convocações ao longo de 2026, sendo a mais recente no final de maio. Contudo, a secretaria destacou que os profissionais convocados têm demorado para se apresentar e assumir as funções. Além disso, para os professores do segundo ciclo, a pasta solicitou ao prefeito Sílvio Mendes uma nova convocação, que já foi autorizada.
A situação atual levanta questões sobre a qualidade da educação em Teresina e a necessidade urgente de soluções para garantir o direito à educação de todas as crianças.
Para mais informações sobre a situação da educação na cidade, continue acompanhando nossas atualizações.