PUBLICIDADE

Australian Open: João Fonseca e Bia Haddad conhecem primeiros desafios em Melbourne

Os olhos do tênis mundial se voltam para Melbourne, onde o Australian Open promete grandes emoções a partir de 20 de janeiro. Nesta quinta-feira, 15, os tenistas brasileiros João Fonseca e Beatriz Haddad Maia conheceram seus primeiros adversários no Grand Slam. Fonseca, apontado como uma das grandes promessas, pode ter um caminho desafiador que inclui […]

O tenista João Fonseca durante treino (Robson Minhoca/XP)

Os olhos do tênis mundial se voltam para Melbourne, onde o Australian Open promete grandes emoções a partir de 20 de janeiro. Nesta quinta-feira, 15, os tenistas brasileiros João Fonseca e Beatriz Haddad Maia conheceram seus primeiros adversários no Grand Slam. Fonseca, apontado como uma das grandes promessas, pode ter um caminho desafiador que inclui um possível encontro com o bicampeão Jannik Sinner já na terceira rodada, enquanto Bia Haddad busca superar um início de temporada complicado.

Caminho de Fonseca com Sinner no horizonte

João Fonseca, que disputará o torneio como o 28º cabeça de chave, enfrentará o norte-americano Eliot Spizzirri, atual 89º do ranking da ATP, em sua estreia. Os dois já se cruzaram no qualifying do US Open de 2024, com vitória do americano em três sets. Caso avance, o brasileiro terá pela frente na segunda rodada o vencedor do confronto entre o italiano Luca Nardi (108º) e um tenista vindo do qualifying ou repescado como lucky loser. A expectativa cresce ao se projetar um possível embate com o italiano Jannik Sinner, atual segundo do mundo e bicampeão do Australian Open, na terceira rodada.

O Grand Slam australiano marca a estreia de João Fonseca na temporada 2026. O jovem atleta precisou desistir dos ATPs 250 de Brisbane e Adelaide devido a um problema na região lombar, priorizando sua recuperação. A sequência de ausências refletiu em seu ranking, onde ele encerrou a última temporada entre os 25 melhores, mas perdeu posições na primeira atualização da ATP em 2026, aparecendo agora na 30ª colocação. Mesmo assim, sua condição de cabeça de chave no Australian Open está garantida.

Bia Haddad enfrenta Putintseva e busca recuperação

Na chave feminina, a paulista Beatriz Haddad Maia, de 29 anos, terá pela frente a cazaque Yulia Putintseva, número 105 do ranking mundial. Assim como Fonseca, Bia Haddad também teve um início de ano difícil, perdendo uma posição no ranking da WTA após ser eliminada na estreia do torneio de Adelaide, ocupando agora a 59ª colocação. Há a previsão de uma nova queda na próxima atualização antes do Grand Slam. Apesar do recuo, Bia contará com o benefício do ranking protegido para o Australian Open, utilizando a 30ª posição no momento do chaveamento.

Os desafios são grandes para os tenistas brasileiros em Melbourne, com João Fonseca buscando consolidar seu lugar entre os grandes e Bia Haddad em busca de recuperação e avanço no prestigiado Grand Slam. O início do torneio em 20 de janeiro promete revelar os primeiros passos de ambos nesta importante jornada.

Fique por dentro de todas as notícias do Australian Open e do desempenho dos brasileiros no Altos News.

Fonte: https://www.infomoney.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE