O filme piauiense “As 7 Marias” volta a ser exibido em Teresina, oferecendo ao público a oportunidade de revisitar a mais popular lenda do estado: a do Cabeça de Cuia. A produção cinematográfica explora diferentes versões da história, narradas por moradores que vivem às margens dos rios que cortam a cidade.
Com duração de 70 minutos, o longa-metragem foi escrito e produzido pelo jornalista Rivanildo Feitosa. As exibições estão agendadas para este sábado, dia 6, e para o dia 12 de dezembro, sempre a partir das 18h30, no Sesc Cajuína, localizado no bairro Noivos, zona Leste da capital piauiense.
O evento contará com a presença de atores do filme e especialistas em lendas e em questões relacionadas à violência doméstica. A realização do projeto foi viabilizada pelo patrocínio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab) e da Prefeitura de Teresina.
A lenda do Cabeça de Cuia é um elemento central do imaginário popular teresinense, presente tanto na memória de crianças e jovens quanto na de adultos. A representação mais concreta dessa lenda pode ser encontrada em um dos principais pontos turísticos da cidade, o Encontro dos Rios Poti e Parnaíba.
No local, uma escultura de nove metros de altura retrata a figura de Crispim, um pescador que, segundo a lenda, assassinou a própria mãe com um golpe na cabeça. Como punição por seu ato, Crispim foi amaldiçoado a se transformar em um monstro aquático, condenado a vagar pelos rios até que conseguisse devorar sete mulheres virgens chamadas Maria, momento em que poderia finalmente retornar à sua forma humana.
Fonte: portalclubenews.com