PUBLICIDADE

Zelensky diz que Ucrânia não vai retirar tropas de Donbass

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta terça-feira (12) que rejeitaria qualquer proposta russa para retirar as tropas ucranianas da região oriental de Donbass. Segundo Zelensky, a medida impediria Kiev de atuar em linhas defensivas e abriria caminho para Moscou realizar novas ofensivas. O líder ucraniano disse a repórteres que questões territoriais devem ser […]

Mãe curte noite no baile e bebê morre após ser deixado com irmão de 5 anos
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, durante visita a área de treinamento militar na Alemanha. 11/06/2024 Jens Buttner/Pool via REUTERS  • Jens Buttner/Pool via REUTERS


O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta terça-feira (12) que rejeitaria qualquer proposta russa para retirar as tropas ucranianas da região oriental de Donbass.

Segundo Zelensky, a medida impediria Kiev de atuar em linhas defensivas e abriria caminho para Moscou realizar novas ofensivas.

O líder ucraniano disse a repórteres que questões territoriais devem ser discutidas depois que a Rússia concordar com um cessarfogo e exigiu que garantias de segurança para a Ucrânia façam parte integrante da discussão.

Antes do encontro entre Trump e Putin, que acontecerá no Alaska, na próxima sexta-feira, Zelensky acrescentou que a Ucrânia deve estar envolvida em qualquer conversa sobre seu próprio território.

Anteriormente, o líder americano sugeriu que uma troca de territórios poderia fazer parte de um possível acordo de paz.

 

 

“Para os russos, o Donbass é um trampolim para uma nova ofensiva futura. Se deixarmos o Donbas por vontade própria ou sob pressão, iniciaremos uma terceira guerra”, disse Zelensky em uma reunião com jornalistas.

A Rússia anexou ilegalmente a península da Crimeia em 2014 e lançou sua invasão em larga escala da Ucrânia em fevereiro de 2022.

“Não vou entregar meu país porque não tenho o direito de fazê-lo”, acrescentou. “Se deixarmos Donbass hoje, nossas fortificações, nosso terreno, as colinas que controlamos, abriremos claramente uma cabeça de ponte para a preparação de uma ofensiva russa.”

Zelensky e autoridades militares ucranianas alertaram que a Rússia está reunindo tropas para uma nova ofensiva, pronta para ser lançada em setembro.



Fonte: CNN

Leia mais

PUBLICIDADE