PUBLICIDADE

Unidades de saúde de teresina param exames por contrato vencido

Pacientes da rede pública de saúde de Teresina enfrentam dificuldades. Diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) suspenderam a realização de cerca de 20 tipos de exames laboratoriais essenciais. A interrupção dos serviços ocorreu devido ao vencimento do contrato com a empresa responsável pelos procedimentos. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou a suspensão, atribuindo o […]

UBS do Buenos Aires (Foto: FMS)

Pacientes da rede pública de saúde de Teresina enfrentam dificuldades. Diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) suspenderam a realização de cerca de 20 tipos de exames laboratoriais essenciais. A interrupção dos serviços ocorreu devido ao vencimento do contrato com a empresa responsável pelos procedimentos.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou a suspensão, atribuindo o problema a um contrato expirado durante a gestão anterior. A FMS informou que está trabalhando para restabelecer os serviços, mas a normalização depende da conclusão de um novo processo licitatório, que atualmente está na fase de empenho. Não há, contudo, uma data definida para que os exames voltem a ser realizados.

A lista de exames laboratoriais suspensos inclui uma variedade de análises importantes para o diagnóstico e acompanhamento de diversas condições de saúde. Entre eles, destacam-se exames como Vitamina D, Vitamina B12, Eletroforese de hemoglobina, PSA (Antígeno Prostático Específico), TSH (Hormônio Estimulante da Tireoide), Ferritina, Estradiol, T3, Clearance de creatinina, T4, LH (Hormônio Luteinizante), PSL (Prostate-Specific Ligand), Fator reumatoide, Potássio, Sódio e Cloro.

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde informou que recebeu a rede pública em condições críticas e que elaborou planos de ação para priorizar as demandas mais urgentes e garantir a continuidade dos serviços. A FMS esclareceu ainda que, para assegurar a retomada do atendimento o mais rápido possível, foi realizada uma requisição administrativa, o que permitiu a reativação gradativa de alguns serviços nos primeiros meses. A administração municipal busca, por meio da licitação em andamento, normalizar a oferta dos exames o quanto antes.

Fonte: portalclubenews.com

Leia mais

PUBLICIDADE