PUBLICIDADE

Ufpi abre seleção para graduados e transferências com 399 vagas

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) lançou os editais para os processos seletivos de Portador de Curso Superior (PCS) e Transferência Voluntária (TRV). Ao todo, são oferecidas 399 vagas, distribuídas entre os quatro campi da instituição, com o objetivo de preencher o quadro de alunos para o período letivo de 2026.1. As oportunidades são divididas […]

G1

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) lançou os editais para os processos seletivos de Portador de Curso Superior (PCS) e Transferência Voluntária (TRV). Ao todo, são oferecidas 399 vagas, distribuídas entre os quatro campi da instituição, com o objetivo de preencher o quadro de alunos para o período letivo de 2026.1.

As oportunidades são divididas em duas modalidades distintas. A maior parte, 307 vagas, destina-se a indivíduos que já possuem um diploma de ensino superior reconhecido e que buscam ingressar em um novo curso de graduação na UFPI. As restantes 92 vagas são reservadas para estudantes de outras instituições de ensino superior, devidamente credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), que desejam transferir seus estudos para a universidade.

Em relação à distribuição geográfica das vagas, para Portadores de Curso Superior, Teresina concentra o maior número, com 212 oportunidades. Picos oferece 49 vagas, Bom Jesus disponibiliza 32, e Floriano conta com 14 vagas. No que tange à Transferência Voluntária, Teresina também lidera com 63 vagas, seguida por Picos com 13, Bom Jesus com 9, e Floriano com 7 vagas.

Os interessados em participar dos processos seletivos deverão realizar suas inscrições entre os dias 8 e 12 de dezembro de 2025. A documentação exigida deverá ser encaminhada para o endereço de e-mail protocologeral@ufpi.edu.br. A previsão é que o resultado final das seleções seja divulgado no dia 13 de fevereiro de 2026.

O processo seletivo para ambas as modalidades será composto por duas etapas de caráter eliminatório. Para os candidatos a Portadores de Curso Superior, a primeira fase consistirá na verificação dos requisitos e da documentação apresentada. A segunda etapa envolverá a análise da solicitação do candidato, incluindo uma avaliação curricular baseada em uma tabela de pontuação previamente definida no edital.

Já para os candidatos à Transferência Voluntária, após a conferência da documentação, a classificação será realizada com base no desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os detalhes completos sobre os critérios de avaliação e os documentos necessários podem ser encontrados nos editais específicos de cada processo seletivo.

Fonte: g1.globo.com

Leia mais

PUBLICIDADE