Luciano da Silva Teixeira, conhecido como “Sardinha da CDD”, é apontado pela polícia como um dos principais líderes do Comando Vermelho na Cidade de Deus, na zona Sudoeste do Rio de Janeiro.
Ele é procurado desde 13 de agosto, quando não retornou ao Instituto Penal Benjamim de Moraes Filho, após receber o benefício de VPL (Visita Periódica ao Lar), conhecida como “saidinha” do Dia dos Pais.
Segundo investigações, “Sardinha” é considerado um dos principais articuladores do tráfico de drogas na Cidade de Deus e homem de confiança de Ederson José Gonçalves Leite, o “Sam da Cidade de Deus”, apontado como chefe da organização criminosa na comunidade.
Ele possui diversas passagens pelo sistema prisional e foi preso pela última vez por policiais da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da Chatuba, no Complexo da Penha, em uma residência na área conhecida como Caracol.
Condenado a 24 anos, 2 meses e 13 dias de prisão, ele cumpria pena pelos crimes de homicídio qualificado, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo, receptação e resistência, em regime semiaberto. Contra ele há também um mandado de prisão expedido pela VEP (Vara de Execuções Penais) por fuga, relacionado a um homicídio cometido em 2003. Ainda restam 11 anos de pena a serem cumpridos.
O Disque Denúncia divulgou, em agosto, um cartaz para auxiliar a Divisão de Buscas e Recapturas (Recap) da Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) na localização de “Sardinha”, considerado de altíssima periculosidade pelo sistema prisional.
Desde quinta-feira (16), o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) realiza operações na comunidade do Tirol, na Freguesia, Zona Sudoeste do Rio, com o objetivo de localizar suspeitos ligados ao tráfico, entre eles “Sardinha”.
A ação foi retomada nesta sexta-feira (17) e segue com reforço de batalhões especializados e patrulhamento nas vias de acesso à região.
Fonte: CNN