Como parte do projeto de aumentar a força no Piauí, o Partido dos Trabalhadores ainda avalia em qual chapa pode contar com o médico Vinicius Dias, filho do ex-governador e atual ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, nas eleições de 2026. Dentro dessa perspectiva, Vinicius é até cotado para disputada vaga de vice do governador Rafael Fonteles.
Mesmo com o PT focado na eleição interna que se aproxima, a possibilidade de que o ministro Wellington Dias já premedita a chegada de um sucessor mexeu com quadros do partido. Na ala das chapas proporcionais, nomes que visam a reeleição e outros que buscam conseguir vagas para a Alepi e Câmara Federal, avaliam que o médico teria votação considerável, pois herdaria a influência votos da ex-deputada federal Rejane Dias, atualmente conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).
Wellington Dias e Vinícius Dias
O Partido dos Trabalhadores também teme que, caso o filho de Wellington dispute a Câmara Federal ‘tome’ vagas de postulantes ao cargo de deputado federal, como é o caso do ex-presidente da Alepi, Franzé Silva, o ex-governador Wilson Martins e o presidente da Agespisa, Zé Santana, que inclusive conta com apoio do ministro para 2026.
Com isso, o PT faz o cálculo se uma eventual candidatura de Vinicius Dias para deputado estadual consiga auxiliar o partido no projeto de ter 15 cadeiras na Alepi, tendo em vista que o médico poderia ser um dos puxadores de voto da sigla.
Indicação para vice de Rafael Fonteles
Na ala mais próxima a Rafael Fonteles, incluindo o MDB, a preocupação é que de fato o nome de Vinícius Dias ganhe força como indicação para vice, pois uma parcela do PT quer uma indicação de um petista ‘raiz’ para o cargo. O MDB, por sua vez, quer manter Themístocles como vice. Já o outro grupo mais próximo a Rafael, visa que algum secretário do governador forme a chapa em 2026.
Vinicius não descarta disputar 2026
Vinicius Dias, não descartou a possibilidade de disputar as eleições de 2026 como candidato a vice-governador na chapa de Rafael Fonteles (PT). Segundo ele, sua eventual candidatura “está nas mãos de Deus”. A declaração, inclusive, foi dada durante o lançamento do programa “Agora Tem Especialistas”, realizado no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), em Teresina, que contou com a presença de seu pai, Wellington Dias.
Na ocasião, Vinicius destacou seu compromisso com o Piauí e afirmou estar disposto a contribuir com o estado. “Está nas mãos de Deus. Ainda não há nada definido, até porque a campanha nem começou. Mas, com certeza, tudo o que eu puder fazer pela população do meu estado, farei de corpo e alma”, declarou.
Fonte: Portalgp1