
A Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT), realizou uma ação de conscientização e combate à poluição sonora no município. O evento ocorreu na Praça Independência e na Rua Jaime Rosa, nos bairros Centro e Maravilha, com a participação de fiscais da secretaria, que dialogaram diretamente com a população, feirantes e comerciantes sobre a importância do respeito aos limites sonoros.
prefeitura: cenário e impactos
O principal objetivo da iniciativa foi alertar a população sobre os impactos do excesso de barulho, ressaltando que o combate à poluição sonora é uma questão de saúde pública, bem-estar coletivo e respeito ao próximo. O som em volume excessivo, proveniente de paredões automotivos, festas residenciais e reformas fora do horário, compromete a qualidade de vida dos cidadãos.
O barulho excessivo prejudica o descanso de trabalhadores, afeta o rendimento de estudantes e impacta a saúde de idosos, pessoas com transtorno do espectro autista, crianças e até mesmo animais de estimação. Por isso, a conscientização e orientação da população são essenciais para promover uma cidade mais tranquila e acolhedora para todos.
Com essa ação, a gestão municipal reforça a importância de atitudes responsáveis no cotidiano, lembrando que o direito ao lazer e à liberdade individual deve coexistir com o respeito ao sossego e à convivência harmoniosa em comunidade.
A Prefeitura de Altos continua empenhada em construir uma cidade mais organizada, consciente e com qualidade de vida para todos, fortalecendo ações de educação ambiental, cidadania e bem-estar coletivo.