PUBLICIDADE

Prefeita no piauí se desculpa após blackface em vídeo do dia da consciência negra

Após a repercussão de um vídeo publicado em suas redes sociais no Dia da Consciência Negra, a prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira (PT), veio a público nesta sexta-feira (21) para se pronunciar sobre a polêmica. O vídeo em questão continha a prática conhecida como “blackface”, considerada racista e ofensiva. O blackface é caracterizado pela pintura […]

Lays Viana

Após a repercussão de um vídeo publicado em suas redes sociais no Dia da Consciência Negra, a prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira (PT), veio a público nesta sexta-feira (21) para se pronunciar sobre a polêmica. O vídeo em questão continha a prática conhecida como “blackface”, considerada racista e ofensiva.

O blackface é caracterizado pela pintura da pele com tons escuros, ou pelo uso de maquiagem e outros acessórios, por pessoas brancas, com o objetivo de representar pessoas negras de forma caricatural e pejorativa.

A prefeita Jôve Oliveira afirmou que a intenção do vídeo era transmitir uma mensagem antirracista e criticar o uso de expressões que promovem a discriminação racial. Ela alegou desconhecimento sobre o significado e o uso da prática do blackface, e pediu desculpas à população negra, ressaltando que não teve intenção de ofender.

“Eu confesso que eu não conhecia esse termo e nem essa prática. Por essa razão, estou aqui, publicamente, pedindo desculpas a cada cidadão das comunidades negras espalhadas por todo o Brasil, inclusive da minha cidade Piripiri e do meu estado do Piauí. No vídeo, eu demonstrava o meu sentimento antirracista, que a minha pele não é melhor que a pele negra”, declarou a prefeita.

A chefe do Executivo municipal informou que o vídeo, que foi removido poucas horas após a publicação, tinha como objetivo incentivar a reflexão sobre a data de 20 de novembro, em vez de ser apenas um dia de descanso ou lazer.

“Não tive intenção nenhuma de magoar ninguém, muito pelo contrário. O vídeo que eu gravei falava sobre Consciência Negra, inclusive, eu falava no vídeo, muitas pessoas não viram, que o dia 20 não fosse só mais um dia para feriado, descanso, mas para reflexão. Inclusive, pedia no vídeo que não se usassem mais expressões como ‘lista negra, ovelha negra'”, explicou.

A gravação mostrava a prefeita em frente a um fundo escuro, discorrendo sobre o significado do dia 20 de novembro e incentivando a reflexão sobre o racismo.

“Dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, feriado nacional. E você, o que tá fazendo hoje? Parou um pouquinho, refletiu? Sabe o que representa essa data? Como é que tá sua consciência a respeito desse assunto?”, questionava a prefeita no início do vídeo.

Fonte: portalclubenews.com

Leia mais

PUBLICIDADE