A Spaten, marca premium da Ambev, vai entrar – novamente – nos ringues. A estratégia é clara: em vez de se apoiar apenas no futebol, esporte mais explorado por marcas de cerveja no país, a marca alemã busca se conectar a um público diferente, mais plural, por meio das lutas. A principal vitrine desse movimento é o Spaten Fight Night, evento que chega à sua segunda edição no sábado, dia 27 de setembro, em São Paulo, com o duelo entre dois ícones do esporte nacional, Acelino Popó Freitas e Wanderlei Silva, que fez sua carreira no MMA e é uma das referências brasileiras no UFC.
O card principal será disputado em uma luta de boxe com oito rounds de dois minutos, peso combinado de 93 quilos, regulamentada pelo Conselho Nacional de Boxe como Special Fight. O confronto terá transmissão da TV Globo, Canal Combate e Globoplay, reforçando a aposta da marca em transformar o evento em um espetáculo de massa.
Leia Mais: Por que só em jogo de futebol não pode ter bebida alcoólica em SP?
Continua depois da publicidade
Além do combate de lendas, o Spaten Fight Night 2 também contará com Hebert Conceição contra Yamaguchi Falcão, valendo o cinturão brasileiro de boxe na categoria peso médio. Beatriz Ferreira enfrentará Maíra Moneo em disputa do título peso leve da Federação Internacional de Boxe e Thiago Manchinha medirá forças com Wanderson Barcelos no MMA.
A escolha das lutas não é por acaso. A proposta da marca é resgatar grandes confrontos e dar visibilidade a novos talentos, equilibrando história e renovação. Cinthia Klumpp, diretora de Marketing de Spaten, explica que a iniciativa nasceu da vontade de criar uma plataforma de longo prazo.
“O Brasil é um dos grandes celeiros de talentos das artes marciais e Spaten quer fomentar esse cenário e expandir as artes marciais para mais gente. Por isso, a marca criou uma plataforma que revive lutas clássicas, cria novas narrativas e coloca a marca como parte fundamental no universo das artes marciais. A proposta é unir entretenimento com esportes de combate, gerando visibilidade para a modalidade e criando experiências únicas para o público”, afirma.
Continua depois da publicidade
Leia Mais: Lista dos times mais valiosos do mundo tem domínio inglês e só três brasileiros
O primeiro Spaten Fight Night, realizado em 2024, teve enorme repercussão ao marcar a despedida de Anderson Silva dos ringues, em uma luta de boxe contra Chael Sonnen. A noite ainda reuniu atletas olímpicos, jovens talentos e até música, com Seu Jorge dividindo o palco com o Spider. Agora, em sua segunda edição, a marca reforça a intenção de consolidar o evento como referência no calendário esportivo brasileiro.
A plataforma de lutas da Spaten, no entanto, não se resume ao Fight Night. A marca é patrocinadora oficial do UFC no Brasil, esteve presente em combates internacionais de grande repercussão, como Mike Tyson contra Jake Paul e Katie Taylor contra Amanda Serrano, e mantém um squad de embaixadores com nomes de peso, como Kyra Gracie, Flávio Canto, Beatriz Ferreira e Rafaela Silva.
Continua depois da publicidade
“Spaten atravessou séculos mantendo sua força e entende desse assunto. Mas a marca acredita que a força não precisa ser bruta, ela pode ser estratégica como nas artes marciais”, complementa Klumpp. A estratégia vai além da exposição esportiva. A Ambev enxerga nas artes marciais uma oportunidade de posicionar Spaten dentro de um universo que valoriza disciplina, técnica e trajetória, atributos que a empresa busca associar ao produto.
Leia Mais: Príncipe da cerveja, conheça o jovem bilionário mais rico do Brasil
“Com o Spaten Fight Night a marca quer falar com quem reconhece a força no esforço, na disciplina, na história. O público da marca é formado por pessoas que entendem que existe beleza na trajetória, seja de um atleta, seja de uma cerveja que nasceu há mais de 600 anos”, explica Klumpp.
Continua depois da publicidade
As ativações ao redor do evento também ajudam a reforçar essa narrativa. Até a noite das lutas, o público poderá acompanhar treinos especiais, momentos de pesagem e encaradas, além de conteúdos exclusivos nas redes sociais da marca. No domingo anterior à luta, os atletas farão uma ação em um prédio histórico no Rio de Janeiro, cenário da novela Vale Tudo. No dia 25 será realizada a encarada em São Paulo e no dia 26, a pesagem oficial.
Enquanto busca expandir o mercado premium de cervejas no Brasil, segmento que cresceu mais de 20% no primeiro trimestre de 2025 em relação ao ano anterior, a Spaten aposta nas artes marciais como diferencial competitivo. Mais do que apenas patrocinar, a marca criou um ecossistema de experiências que conecta gerações de fãs e coloca o esporte de combate como um pilar estratégico de sua comunicação.
Fonte: Infomoney.com