Um homem investigado por estelionato foi preso na noite de sexta-feira (9), em Teresina, no Piauí. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) divulgou a foto do suspeito com o objetivo de que outras possíveis vítimas possam identificá-lo e formalizar denúncias, contribuindo para o avanço das investigações. Ele é apontado como autor de golpes que se estenderam por, ao menos, três estados brasileiros, indicando uma rede de atuação que agora é alvo da polícia.
Esquema de Fraude e Abrangência Interestadual
Em Teresina, a ação criminosa apurada pela polícia ocorreu em um estabelecimento comercial. O suspeito teria utilizado um dispositivo específico para travar o cartão da vítima na máquina de pagamento, um método sofisticado para roubar os dados bancários. Com essas informações em mãos, o fraudador conseguia realizar transações indevidas. A prisão é resultado de diligências intensificadas a partir do registro de Boletim de Ocorrência na capital, onde uma vítima teve o cartão bancário subtraído e utilizado de forma fraudulenta após ser enganada em um caixa eletrônico.
A complexidade dos golpes do indivíduo, identificado apenas pelas iniciais F. L. F., não se restringiu ao Piauí. Ele é alvo de investigações e denúncias também no Rio de Janeiro, onde há três boletins de ocorrência registrados contra ele, e em Goiás, com uma denúncia formalizada. Essa abrangência interestadual levanta a possibilidade de um número ainda maior de pessoas lesadas, o que reforça o pedido da SSP-PI para que novas vítimas se manifestem.
O suspeito foi encaminhado para os procedimentos legais cabíveis e permanece à disposição da Justiça, aguardando as próximas etapas do processo. A divulgação de sua imagem pela SSP-PI é um recurso fundamental para que a polícia possa consolidar as provas, identificar a totalidade dos crimes e, assim, evitar que outros cidadãos sejam lesados por este tipo de fraude que afeta diretamente o patrimônio e a segurança financeira das pessoas.
Se você foi vítima de um golpe com características semelhantes ou reconhece o suspeito, procure imediatamente a delegacia mais próxima para formalizar sua denúncia e auxiliar as autoridades neste importante trabalho.
Fonte: https://g1.globo.com