A Nova Zelândia está considerando o reconhecimento de um Estado palestino, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Winston Peters, nesta segunda-feira (11).
O gabinete do primeiro-ministro, Christopher Luxon, tomará uma decisão formal em setembro e apresentará a abordagem do governo na Semana dos Líderes da ONU, afirmou ele.
Vários países, incluindo Austrália, Grã-Bretanha e Canadá, anunciaram nas últimas semanas que reconhecerão um Estado palestino na Assembleia Geral da ONU em setembro.
Peters afirmou que, embora alguns dos parceiros próximos da Nova Zelândia tenham optado por reconhecer um Estado palestino, a Nova Zelândia tem uma política externa independente.
“Pretendemos avaliar a questão cuidadosamente e, então, agir de acordo com os princípios, valores e interesses nacionais da Nova Zelândia”, afirmou Peters em um comunicado.
O governo precisava avaliar se havia progresso suficiente sendo feito para que os territórios palestinos se tornassem um estado viável e legítimo para que a Nova Zelândia concedesse o reconhecimento.
“A Nova Zelândia deixou claro há algum tempo que o reconhecimento de um estado palestino é uma questão de quando, não de se”, acrescentou Peters.
Fonte: CNN