Uma mulher, identificada pelas iniciais J.A.C., foi detida no último domingo (23) sob suspeita de abandono de incapaz, no bairro Nova Esperança, em Esperantina, Piauí. A Polícia Militar informou que a prisão ocorreu após a mulher ter deixado seus dois filhos menores de idade sozinhos em casa, sendo que uma das crianças possui paralisia cerebral.
A Polícia Militar relatou que uma equipe foi chamada pelo Conselho Tutelar da cidade para prestar auxílio na ocorrência. Ao chegarem à residência, os policiais se depararam com as duas crianças desacompanhadas e “sem os devidos cuidados”.
Conforme informações dos militares, as crianças estavam sozinhas desde a tarde de sábado (22). A mãe, que se encontrava em uma localidade conhecida como Tinguis, foi também acionada pelo Conselho Tutelar para retornar ao lar.
Após o seu retorno à residência, J.A.C. foi imediatamente conduzida à Delegacia de Polícia Civil para prestar depoimento e responder pelas acusações de abandono de incapaz. As autoridades locais seguem investigando o caso para determinar as circunstâncias exatas do abandono e as condições em que as crianças foram encontradas. A Polícia Civil deverá apurar se houve negligência e se os direitos das crianças foram violados. O Conselho Tutelar está acompanhando o caso de perto para garantir a segurança e o bem-estar dos menores.
Fonte: g1.globo.com