PUBLICIDADE

João Fonseca aposta em condições locais e experiência para o Rio Open

O tenista João Fonseca, número um do Brasil e 33 do mundo, chega ao Rio Open para sua quarta participação com um discurso de confiança renovada. Aos 19 anos, o jovem atleta aposta nas condições de jogo do torneio carioca – calor, umidade e bola pesada – como fatores favoráveis para uma boa performance, impulsionado […]

João Fonseca (Foto: Divulgação/XP)

O tenista João Fonseca, número um do Brasil e 33 do mundo, chega ao Rio Open para sua quarta participação com um discurso de confiança renovada. Aos 19 anos, o jovem atleta aposta nas condições de jogo do torneio carioca – calor, umidade e bola pesada – como fatores favoráveis para uma boa performance, impulsionado pelo apoio da torcida e pelo suporte local.

“Gosto de jogar nessas condições, ainda mais com a torcida e com todo o suporte, então, tem tudo para ser uma boa semana,” afirmou Fonseca. Apesar de ainda não ter vencido em 2026, com eliminações nas estreias do Australian Open e do ATP 250 de Buenos Aires – onde defendia o título –, o jovem demonstra otimismo.

Da pressão de 2025 à confiança atual

Fonseca compara o cenário atual com sua participação em 2025, quando chegou ao Rio logo após conquistar seu primeiro grande título na capital argentina, vindo no auge, mas caiu na estreia. “O cenário do ano passado foi muito diferente. Naquela época, eu fiquei um pouco assustado com a pressão, bateu, não consegui jogar da forma que eu gostaria,” relembrou o tenista, que na ocasião não havia passado pelo Brasil depois de jogar na Austrália e sentiu o impacto das mudanças.

Agora, ele se sente “mais preparado, mais experiente, entendendo como lidar nessa situação.” Fonseca expressa confiança para o duelo de estreia contra um rival vindo do classificatório, acreditando que “vai ser uma boa semana.”

Parceria de peso nas duplas

Além da chave de simples, João Fonseca também disputará o torneio de duplas no Rio Open, formando parceria com o experiente Marcelo Melo, ex-número um do mundo na modalidade. “O Marcelo é um cara excepcional, uma baita pessoa, está sempre com a gente nos torneios ali, a gente conversa bastante, e surgiu a oportunidade, ele falou que estava sem dupla logo depois de Buenos Aires. É uma oportunidade imensa,” detalhou Fonseca sobre a colaboração.

Aos 42 anos, Marcelo Melo já foi campeão do Rio Open em 2025 ao lado de Rafael Matos, sendo uma figura importante para o esporte brasileiro. Fonseca enfatiza a relevância da parceria: “É um cara importante para o esporte, foi número 1 do mundo, é amigo de vários jogadores, está no tour há muito tempo, então tem muita experiência ali para me passar.”

Acompanhe a cobertura completa do Rio Open no Altos News.

Fonte: https://www.infomoney.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE