PUBLICIDADE

Hospital Veterinário da UFPI: Paralisação de Terceirizados Suspende Atendimentos

O Hospital Veterinário Universitário (HVU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, suspendeu nesta sexta-feira (30) seus atendimentos eletivos e de urgência. A paralisação, deflagrada por funcionários terceirizados, forçou a unidade a restringir suas operações apenas para casos de emergência. Pacientes que buscam auxílio no HVU agora são submetidos a triagens e, quando não […]

Hospital Veterinário Universitário (HVU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) (Foto: Reprod...

O Hospital Veterinário Universitário (HVU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, suspendeu nesta sexta-feira (30) seus atendimentos eletivos e de urgência. A paralisação, deflagrada por funcionários terceirizados, forçou a unidade a restringir suas operações apenas para casos de emergência. Pacientes que buscam auxílio no HVU agora são submetidos a triagens e, quando não se enquadram nos critérios de emergência, são orientados a procurar clínicas particulares.

A interrupção dos serviços é resultado direto do não cumprimento de obrigações trabalhistas por parte da empresa contratada para fornecer tratadores ao hospital. Uma nota oficial divulgada pela UFPI confirma que salários e vale-alimentação dos colaboradores estão atrasados desde o início de janeiro de 2026, gerando a mobilização da categoria.

Para tentar amenizar os impactos das dívidas trabalhistas e manter o funcionamento essencial do HVU, a própria universidade havia, em momentos anteriores, realizado pagamentos diretos das verbas aos funcionários. Contudo, a ausência de repasses financeiros esperados para esta semana impediu a continuidade dessa medida paliativa. A expectativa, informada pela UFPI, é de que a situação de pagamentos seja regularizada apenas na próxima semana.

Diante da recorrência do problema, a instituição federal já abriu um processo administrativo com o objetivo de substituir a empresa terceirizada atual. Além disso, uma nova licitação para os serviços de apoio ao Hospital Veterinário está em fase final de ajustes, buscando garantir a continuidade e a qualidade dos atendimentos a longo prazo.

A paralisação tem gerado grande preocupação e transtornos para os tutores de animais na capital piauiense. Um exemplo é Valéria Noronha, que se viu obrigada a levar sua gata, Tetê, para uma clínica particular depois de ser informada sobre as restrições no HVU. Para muitos proprietários, o hospital universitário é a única opção acessível, e a rede particular frequentemente apresenta custos elevados, inviáveis para grande parte da população.

Valéria ressalta que sua gata precisou de internação imediata e de exames complexos, o que acarretou em despesas significativas. Ela expressa incerteza sobre como conseguirá arcar com os valores inesperados. A identidade da empresa terceirizada responsável pelo contrato e pelos débitos trabalhistas ainda não foi divulgada oficialmente pela universidade.

O Altos News continuará acompanhando de perto os desdobramentos desta paralisação e os esforços para a normalização dos serviços no Hospital Veterinário da UFPI.

Fonte: https://portalclubenews.com

Leia mais

PUBLICIDADE