Após uma semana na qual o risco de uma prolongada guerra comercial entre Estados Unidos e China voltou a preocupar os mercados, representantes dos dois governos confirmaram que devem voltar à mesa de negociação na semana que vem. A informação foi confirmada em rede social pelo Secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, após um telefonema com o vice-primeiro-ministro chinês He Lifeng.
“Lifeng e eu nos envolvemos em discussões francas e detalhadas sobre o comércio entre os Estados Unidos e a China. Nos encontraremos pessoalmente na próxima semana para continuar nossas discussões”, escreveu.
This evening, Vice Premier He Lifeng and I engaged in frank and detailed discussions regarding trade between the United States and China.
We will meet in-person next week to continue our discussions.
— Treasury Secretary Scott Bessent (@SecScottBessent) October 18, 2025
Na semana passada, Pequim anunciou restrições às exportações de metais de terras raras, itens considerados essenciais para indústrias como de tecnologia e defesa, levando o presidente dos EUA, Donald Trump, a ameaçar tarifas retaliatórias de 100%.
FERRAMENTA GRATUITA
Simulador da XP
Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render
O presidente dos EUA também ameaçou cancelar uma aguardada reunião com seu colega chinês, Xi Jinping, na Coreia do Sul, no final deste mês, durante a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).
A mídia estatal chinesa confirmou que Lifeng e Bessent tiveram “trocas francas, profundas e construtivas” durante o telefonema na noite de sexta-feira (manhã de sábado na China).
“[Os dois lados] … concordaram em convocar uma nova rodada de consultas econômicas e comerciais entre a China e os EUA o mais rápido possível”, informou a emissora estatal CCTV.
Continua depois da publicidade
(Com agências internacionais)
Fonte: Infomoney.com