PUBLICIDADE

Denúncia anônima revela desmate ilegal em área de preservação em teresina

Uma operação de fiscalização flagrou desmatamento ilegal nas margens do riacho Itararé, localizado no bairro Recanto das Palmeiras, zona Sudeste de Teresina. A ação, realizada por fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), ocorreu nesta quarta-feira (3), após uma denúncia anônima que chegou ao Ministério Público do Piauí (MPPI). Ao […]

G1

Uma operação de fiscalização flagrou desmatamento ilegal nas margens do riacho Itararé, localizado no bairro Recanto das Palmeiras, zona Sudeste de Teresina. A ação, realizada por fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), ocorreu nesta quarta-feira (3), após uma denúncia anônima que chegou ao Ministério Público do Piauí (MPPI).

Ao chegarem ao local, os fiscais não encontraram nenhum responsável pela área. Durante a vistoria na margem esquerda do riacho, a equipe constatou trechos onde a vegetação havia sido completamente removida. Na margem direita, foram identificados sinais de supressão parcial da mata e evidências de queimadas recentes.

O relatório preliminar dos técnicos da Semarh aponta para a exploração de diversas espécies nativas, incluindo palmeiras de babaçu, ipê, angico-branco, tucã, jatobá e imbaúba. A análise inicial sugere que o caso se configura como desmatamento em Área de Preservação Permanente (APP), realizado sem a devida licença ambiental e com indícios de apresentação de informações falsas em sistemas oficiais de licenciamento. Outras possíveis infrações correlatas também estão sendo investigadas.

A extensão precisa do dano ambiental causado será calculada com base na área total afetada. As informações coletadas e as constatações da fiscalização serão consolidadas em um relatório técnico detalhado. Este documento servirá de base para a adoção de medidas administrativas e legais cabíveis.

A Semarh informou que uma audiência sobre o caso está agendada no MPPI para esta quinta-feira (4). Durante a reunião, serão discutidos os próximos passos a serem tomados em relação à situação encontrada no Recanto das Palmeiras e as medidas de responsabilização a serem aplicadas.

Fonte: g1.globo.com

Leia mais

PUBLICIDADE