Depois de ganhar duas categorias em Cannes (Melhor Ator e Direção), “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho (“Aquarius” e “Bacurau”), continua a jornada internacional. A produção venceu dois prêmios no Festival de Cinema de Lima, no Peru: Melhor Filme do júri oficial e do júri da crítica.
Nas redes sociais, o diretor agradeceu ao evento, que aconteceu entre 6 e 17 de agosto no país vizinho, pelo reconhecimento: “Uma honra”, escreveu.
O AGENTE SECRETO recebeu ontem no Festival de Cinema de Lima no Peru os prêmios de:
MELHOR FILME (Júri Oficial)
MELHOR FILME (Júri da Crítica).Muito obrigado, uma Honra. @festivaldelima @vitrine_filmes pic.twitter.com/8D5yJP0uxN
— Kleber Mendonça Filho (@kmendoncafilho) August 17, 2025
O título estreou no Festival de Cannes e desde então vem ganhando destaque no cenário mundial. Na ocasião, o filme teve os direitos comprados por duas empresas internacionais: a Neon e a Mubi.
No Brasil, “O Agente Secreto” chega aos cinemas no dia 6 de novembro, mas antes disso será exibido no Festival de Brasília, além de sessões especiais em cinemas históricos do país.
Nesta semana, A Academia Brasileira de Cinema anunciou os filmes inscritos para tentar uma vaga no Oscar 2026, e o longa de Kleber Mendonça Filho é um deles.
Sobre o que fala “O Agente Secreto”?
Ambientado no Recife de 1977, o título é um thriller político, que acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
A produção é estrelada por Wagner Moura (“Tropa de Elite”), Maria Fernanda Cândido (“Terra Nostra”), Gabriel Leone (“Dom”), Isabél Zuaa (“O Nó do Diabo”), Alice Carvalho (“Cangaço Novo”) e mais.
Assista à prévia de “O Agente Secreto”
Fonte: CNN