O GPS é uma ferramenta indispensável nos dias de hoje. Usados em celulares, relógios, carros e na aviação, esse sistema que informa a geolocalização permite que em qualquer lugar da Terra um objeto ou pessoa pode se localizado.
Sigla de Sistema de Posicionamento Global, o GPS define as coordenadas a partir de mais de 30 satélites de navegação que estão na órbita do nosso planeta.
De acordo com a Nasa e a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos, a precisão de medição dessa ferramenta é de sete metros e são usados quatro satélites para cada requisição de um dispositivo.
Para fornecer a informação, são necessários três equipamentos: o satélite, as estações terrestres e os receptores.
O satélite emite o sinal para as estações terrestres, que usam radar para garantir que estejam realmente estão com a localização prevista, repassam para os receptores, que ficam dentro de nossos dispositivos e levam em conta atrasos de propagação ou reduções na velocidade do sinal causados pela ionosfera e pela troposfera.
Dentro dos satélites existem relógios atômicos que fornecem a hora extremamente precisa e essa informação é inserida nos códigos transmitidos à Terra para que o receptor possa determinar continuamente os segundos em que o sinal foi enviado.
Fonte: CNN