A cidade de Caapucú, no Paraguai, proibiu a realização de festas, eventos e atividades públicas ou privadas em celebração ao Halloween neste ano.
O decreto argumenta que a festividade de origem estrangeira tem “conteúdo alheio” às tradições espirituais e culturais do povo paraguaio.
Ainda segundo o texto, a celebração, “em sua versão moderna, introduz símbolos e práticas ligadas à escuridão, à morte e à superstição, contrárias à formação moral e religiosa de crianças e jovens, bem como à identidade cristã do distrito”.
A prefeitura ressaltou que a Constituição do Paraguai dá caráter especial à Igreja Católica, e que o município estende esse reconhecimento “a todas as igrejas cristãs que promovem a vida, a fé e os valores humanos, fundamentos essenciais da convivência social”.
A polícia municipal realizará operações entre os dias 30 e 31 de outubro — dia do Halloween — para garantir que não ocorram celebrações sobre a data.
Em entrevista ao canal paraguaio ABC, o porta-voz Juan Aguero disse que a polícia nacional não pode evitar ou controlar festas de Halloween ou as fantasias, independentemente de resoluções municipais, a menos que haja algum delito.
O decreto de Caapucú também pede que as instituições educacionais, culturais e religiosas organizem atividades alternativas que “fortaleçam os valores da vida, da fé e da solidariedade cristã”, tendo em vista principalmente o Dia de Todos os Santos e a Comemoração do Dia de Finados.
O Dia de Todos os Santos é celebrado em 1° de novembro, sendo uma das festas litúrgicas mais importantes do calendário cristão. Como o nome sugere, o evento é dedicado à memória de todos os santos.
O Dia de Finados é celebrado logo depois, em 2 de novembro, e é uma data para lembrar e orar por aqueles que já morreram.
Origem do Halloween
O Halloween vem de um festival pagão que era celebrado há 2 mil anos pelo povo Celta, chamado Samhain.
Samhain significa “fim do verão” e o início do inverno. Além disso, acredita-se que ele também marca o começo do ano celta.
Os celtas também acreditavam que o Samhain era uma época em que os mortos podiam caminhar entre os vivos.
Com o passar dos anos, a festividade foi sendo adaptada — com a tradição de pegar doces, por exemplo.
O nome “Halloween”, inclusive, é uma versão abreviada das frases “All Hallows Evening” ou “All Hallows Eve”, que significa “Véspera de Todos os Santos”.
Fonte: CNN