PUBLICIDADE

Chuvas fortes e ar seco exigem atenção redobrada no piauí, alerta inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo potencial para diversas regiões do Piauí, válidos entre o último domingo de novembro e a terça-feira subsequente. A população deve se preparar para enfrentar tanto a intensidade das chuvas quanto a queda acentuada na umidade do ar. O primeiro aviso, em vigor desde as 10h […]

G1

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo potencial para diversas regiões do Piauí, válidos entre o último domingo de novembro e a terça-feira subsequente. A população deve se preparar para enfrentar tanto a intensidade das chuvas quanto a queda acentuada na umidade do ar.

O primeiro aviso, em vigor desde as 10h de domingo, prevê chuvas intensas que podem despejar entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros em um único dia. Além do volume significativo de água, há a possibilidade de ventos com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h. As regiões Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste do estado estão sob este alerta, incluindo mais de uma centena de municípios como Teresina, Floriano, José de Freitas e Bom Jesus.

Embora o risco de eventos adversos seja considerado baixo, o Inmet alerta para a possibilidade de interrupções no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Em caso de ventos fortes, a população é orientada a evitar o abrigo sob árvores e a não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. O uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada também deve ser evitado durante tempestades.

Simultaneamente, um segundo aviso de perigo potencial foi emitido devido à baixa umidade do ar. Em vigor desde as 11h de domingo e se estendendo até as 18h de segunda-feira, o alerta aponta para níveis de umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Essa condição climática pode causar desconforto respiratório e aumentar o risco de incêndios florestais.

As áreas afetadas pela baixa umidade abrangem o Sudeste, Centro-Norte e Norte do Piauí, impactando mais de 90 cidades, incluindo Picos, Altos e Piripiri. Para minimizar os efeitos da secura, o Inmet recomenda a ingestão abundante de líquidos, a restrição de atividades físicas nas horas mais secas e a proteção contra a exposição solar nos períodos de maior calor.

Em caso de emergência ou para obter mais informações, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil, através do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, discando 193. A colaboração e a atenção aos alertas são fundamentais para garantir a segurança e o bem-estar de todos.

Fonte: g1.globo.com

Leia mais

PUBLICIDADE