A Associação de Mielomeningocele e Hidrocefalia (AMH), situada no bairro Piçarra, zona Sul de Teresina, foi selecionada para participar da campanha “Prato Cheio” em 2025, repetindo o feito do ano anterior. A instituição dedica-se a oferecer apoio crucial a pacientes e seus familiares que enfrentam as condições de mielomeningocele e hidrocefalia, além de outras necessidades especiais.
A AMH disponibiliza uma infraestrutura de suporte abrangente, incluindo dormitório e alimentação, permitindo que pacientes e seus acompanhantes permaneçam no local durante o dia ou a noite. Esta assistência logística e o acolhimento proporcionam conforto, dignidade e representam um diferencial significativo na vida daqueles que enfrentam tratamentos e desafios de saúde complexos.
Além de pacientes com mielomeningocele e hidrocefalia, a associação também presta assistência a crianças, jovens e adultos diagnosticados com autismo, paralisia cerebral, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositor Desafiador (TOD).
O impacto positivo da AMH se manifesta nos relatos de quem recebe o apoio da instituição. Neide Francisca Moreira, dona de casa, e sua filha Daine, de 17 anos, viajaram de Avelino Lopes, distante cerca de 789 km da capital, para buscar tratamento. Daine está em tratamento desde os 3 meses de idade, e ambas precisaram se hospedar na AMH por dez dias.
“Se não fosse a Casa, nós não teríamos condições de ficar dez dias fora de casa. Somos bem acolhidas, graças a Deus. Essas mulheres [da AMH] são maravilhosas”, declarou Neide, expressando sua gratidão pelo suporte recebido.
Outro exemplo é Lourenço, que prefere ser chamado de “Sonic”. Ele é autista e está sempre acompanhado de sua mãe, Nayara Castelo Branco, que se tornou voluntária na administração da instituição.
“Eu estava passando por um momento muito desafiador. Foi quando a Socorro [coordenadora da entidade] me convidou para vir até a AMH. Desde o dia que vim, nunca mais saí”, compartilhou Nayara, emocionada, sobre sua experiência na associação.
A presidente da associação, Sônia Maria de Macêdo, expressou a gratidão da AMH pela campanha “Prato Cheio”. Segundo Sônia, a iniciativa é de extrema importância, pois contribui para impulsionar o trabalho das Organizações Não-Governamentais (ONGs) por meio da doação de cestas básicas.
“As mães ficam o tempo que for necessário para fazer o tratamento dessas crianças, e a gente está aqui acolhendo e dando tudo o que a gente pode. Essa campanha do Prato Cheio, eu só tenho a agradecer. Agradecer a Deus, agradecer a toda a equipe. No ano passado nós fomos contemplados, já estávamos há quatro anos tentando. Por que? Pra gente acolher, dar o melhor para essas crianças. A gente sabe como a dificuldade é grande”, ressaltou a presidente.
A campanha “Prato Cheio” tem como objetivo a doação e entrega de alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade social em quatro municípios do Piauí. As instituições selecionadas estão localizadas em Teresina (três), Picos (uma), Floriano (uma) e Parnaíba (uma), ampliando o alcance da campanha.
Fonte: portalclubenews.com