PUBLICIDADE

“Bolsonarismo só atrapalha” a crítica ao PT, afirma Luiz Felipe Pondé

O filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé afirmou que “o movimento bolsonarista tem destruído a capacidade de se fazer uma crítica ao monopólio que o PT [Partido dos Trabalhadores] tem no país”, caracterizando-o como um elemento que “só atrapalha”.   A declaração foi feita durante sua participação no programa ‘WW Especial’, da CNN, que discutiu […]


O filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé afirmou que “o movimento bolsonarista tem destruído a capacidade de se fazer uma crítica ao monopólio que o PT [Partido dos Trabalhadores] tem no país”, caracterizando-o como um elemento que “só atrapalha”.  

A declaração foi feita durante sua participação no programa ‘WW Especial’, da CNN, que discutiu se a democracia brasileira precisa de salvadores.  

Pondé expressou preocupação com a insistência em figuras políticas já conhecidas, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), indicando que tal cenário sugere que “a democracia precisa ser salva”.  

“Quando eu vejo gente que está capacitado, tem experiência, faz parte do pensamento público em geral, desejar, por exemplo, que Lula venha a ser o candidato em 2026, me dá a impressão de que a democracia precisa ser salva no sentido de que é a mesma coisa de quem insiste em achar que o Bolsonaro é uma grande figura”, afirmou.  

Para o filósofo, a verdadeira solução para a atual polarização política viria com o surgimento de novas lideranças que rompessem com os caminhos já estabelecidos. 

“Se aparecesse algum candidato, seja à direita, seja à esquerda, que rompesse com esses dois caminhos representados pelo Lula e pelo Bolsonaro, quem sabe se chegaria a uma qualidade de liderança política menos delinquente como a gente está vivendo hoje”, declarou.  

As críticas de Pondé estenderam-se ao Poder Legislativo, que, em sua análise, parece focar em interesses próprios em detrimento do bem-estar nacional.  

“A mesma coisa acontece quando se fala no legislativo, que às vezes dá a impressão que está mais preocupado consigo mesmo, com seus interesses, não está muito preocupado com o país, com coisa nenhuma”, criticou.  

O escritor também lamentou que a discussão política atual esteja presa a um embate entre bolsonaristas e petistas, enquanto, em sua visão, “o país está indo para o brejo”. 

Por fim, Pondé dirigiu sua atenção ao STF (Supremo Tribunal Federal), alertando para os riscos da excessiva visibilidade que a Corte tem recebido nos últimos tempos. Ele enfatizou que essa exposição pode minar a confiança pública na instituição. 

“Em certa medida, nos últimos tempos, o STF acabou ficando muito sob luzes. E a gente sabe que quando alguma forma de poder institucional fica muito sob luzes, a credibilidade começa a rachar e as pessoas começam a perceber que, talvez, a coisa não seja tão sólida quanto parece que deveria ser”, finalizou.  

WW Especial

Apresentado por William Waack, programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.



Fonte: CNN

Leia mais

PUBLICIDADE