Piauienses devem se preparar para um aumento significativo na conta de luz a partir de dezembro de 2025. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um reajuste nas tarifas de energia elétrica no estado, com impacto direto no bolso de mais de 1,57 milhão de consumidores. O novo valor entra em vigor a partir do dia 2 de dezembro.
O reajuste anual foi concedido à empresa de energia elétrica do estado, a Equatorial Piauí, e reflete diversos fatores que influenciam o custo da energia, como a compra, a distribuição, o transporte e o pagamento de encargos setoriais.
Os consumidores residenciais sentirão o impacto com um aumento de 13,28% em suas contas. A tarifa para baixa tensão de energia terá um ajuste médio de 13,61%, enquanto a alta tensão será reajustada em 13,42%.
O efeito médio percebido pelo consumidor final será de 13,57%. Esse aumento, certamente, trará um impacto no orçamento das famílias e empresas do estado. Os consumidores precisam se organizar para lidar com essa nova realidade tarifária e buscar alternativas para economizar energia.
Fonte: g1.globo.com