O deputado estadual Henrique Pires (MDB) sugeriu, nesta segunda-feira (22), que o governador Rafael Fonteles (PT-PI) pause momentaneamente as obras de asfaltamento no estado para focar no abastecimento de água nos municípios. Segundo o parlamentar, o serviço ainda é deficitário em várias localidades do Piauí.
abastecimento: cenário e impactos
A empresa Águas do Piauí, responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário em 223 cidades, assumiu a concessão em 2024, substituindo a Agespisa. Até o fechamento desta matéria, a concessionária não havia se pronunciado.
Pires destacou que a mudança de gestão piorou a situação de cidades que já enfrentavam problemas no abastecimento de água.
“O que eu tenho visto é que várias cidades, que eram atendidas de certa forma satisfatória pela Agespisa, ficaram piores. Isso é inadmissível. A ideia que se tem quando se faz uma PPP (Parceria Público-Privada) dessa, quando se dá um corte de servidores, era para melhorar e o que estou vendo é que na maioria dos municípios está piorando”, afirmou.
A Aegea, empresa responsável pelo grupo, planeja investir R$ 8,6 bilhões para universalizar o acesso à água e ao saneamento básico nas áreas urbanas e rurais do estado.
Para Pires, a solução para a falta d’água seria redirecionar os investimentos, priorizando o setor e ampliando a oferta à população.
“Essa falta d’água eu falo disso diariamente com o governador e o secretário, lutando por orçamento para abastecimento d’água. Essa é a ação mais importante. Por mim, daria um tempo em calçamento e estrada para focar em abastecimento d’água para que a marca do governador Rafael seja o Piauí 100% de casas abastecidas com água tratada”, completou.
LEIA TAMBÉM:
Aegea vence leilão e passa a explorar abastecimento de água em todo Piauí