O Departamento de Estado dos Estados Unidos criou uma força-tarefa nesta quarta-feira (29) para gerenciar a resposta do país ao Furacão Melissa, prometendo uma resposta “robusta” dos EUA à tempestade de grandes proporções, de acordo com altos funcionários do órgão.
A força-tarefa é um esforço conjunto dos escritórios de Assuntos do Hemisfério Ocidental e de População, Imigração e Refugiados, disseram os funcionários.
O departamento também enviou o DART (Equipes de Resposta a Desastres) para as Bahamas, Jamaica e Haiti, e espera-se que essas equipes cheguem nas próximas 24 horas, disse um dos funcionários.
O furacão será um teste crucial para a capacidade do Departamento de Estado americano de responder eficazmente a desastres naturais.
Essa mudança de gerenciamento aconteceu após o governo Trump ter encerrado a USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) e transferido as responsabilidades de resposta a desastres para o Departamento de Estado.
Além dos esforços do Departamento de Estado, as Forças Armadas dos EUA estão planejando enviar uma “equipe de avaliação situacional” para a Jamaica, que terá a missão de analisar as condições nas áreas afetadas pelo furacão, segundo um oficial da Defesa.
A equipe de avaliação analisará “os requisitos específicos necessários para operações de salvamento de vidas, ajuda humanitária urgente e resposta a desastres de forma oportuna e eficaz”, disse o funcionário.
O Secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou que os EUA estão em “contato próximo com os governos da Jamaica, Haiti, República Dominicana e Bahamas, enquanto enfrentam os impactos devastadores do furacão Melissa”.
“Temos equipes de resgate e resposta a caminho das áreas afetadas, juntamente com suprimentos essenciais para salvar vidas. Nossas orações estão com o povo do Caribe”, acrescentou Rubio.
Fonte: CNN
 
				 
															 
											 
								 
								