PUBLICIDADE

Bessent anuncia finalistas para presidente do Fed; decisão deve sair até fim do ano

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, confirmou nesta segunda-feira (27) os nomes dos cinco finalistas para suceder o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, com o presidente dizendo que espera tomar sua decisão até o final do ano. O grupo de candidatos foi reduzido aos atuais membros do conselho do Fed, Christopher […]


O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, confirmou nesta segunda-feira (27) os nomes dos cinco finalistas para suceder o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, com o presidente dizendo que espera tomar sua decisão até o final do ano.

O grupo de candidatos foi reduzido aos atuais membros do conselho do Fed, Christopher Waller e Michelle Bowman, ao ex-governador do Fed Kevin Warsh, ao diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, Kevin Hassett, e ao executivo da BlackRock, Rick Rieder, disse Bessent a repórteres nesta segunda-feira, a bordo do Air Force One.

Bessent, que está conduzindo as entrevistas para a posição, reiterou que planeja fazer uma nova rodada de entrevistas e espera apresentar uma “boa lista” ao presidente Donald Trump após o feriado de Ação de Graças.

FERRAMENTA GRATUITA

Simulador da XP

Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render

O próprio Trump disse aos repórteres que espera tomar uma decisão sobre o indicado antes do final do ano.

“Temos uma pessoa que não é nada inteligente agora”, disse Trump aos repórteres, repetindo sua crítica habitual a Powell, a quem acusa de segurar a economia ao não cortar as taxas de juros.

Espera-se amplamente que os formuladores de políticas do Fed reduzam as taxas em 25 pontos-base na reunião de dois dias que termina em 29 de outubro. Essa seria a segunda redução consecutiva. Antes de retomarem os cortes, Trump havia dito que queria que o banco central reduzisse as taxas em três pontos percentuais.

Continua depois da publicidade

O presidente também reiterou na segunda-feira que não espera que Bessent deixe seu cargo atual para assumir o Fed.

O próximo presidente provavelmente será nomeado para um mandato de 14 anos como governador do Fed, que começa em 1º de fevereiro. O mandato que expira nessa data é atualmente ocupado por Stephen Miran, que está em licença não remunerada do cargo de presidente do Conselho Econômico da Casa Branca.

Essa pessoa também terá que ser confirmada pelo Senado e enfrentará o escrutínio público dos legisladores sobre suas opiniões sobre a economia, política monetária e a independência do banco central.

O próximo presidente terá que manter um equilíbrio cuidadoso, agradando ao desejo de Trump por taxas de juros mais baixas, ao mesmo tempo em que mantém a confiança dos investidores.

O mandato de Powell como presidente termina em maio, mas seu mandato como governador continua até o início de 2028. Ele não indicou se deixará o Fed quando seu tempo na presidência expirar. Se permanecer, poderá representar um rival ao novo presidente na liderança do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC).

O FOMC continua a lidar com pressões conflitantes sobre a economia dos EUA. A contratação desacelerou dramaticamente neste verão, fazendo com que muitos formuladores de políticas temessem um aumento acentuado no desemprego. Os oficiais responderam reduzindo as taxas em um quarto de ponto percentual em setembro e provavelmente farão o mesmo nesta semana.

Continua depois da publicidade

Ainda assim, uma grande minoria do FOMC permanece profundamente preocupada com a inflação, que continua quase um ponto percentual acima da meta de 2% do Fed. Eles também apontam sinais de forte crescimento no terceiro trimestre como outro motivo para cautela na redução excessiva das taxas.

© 2025 Bloomberg L.P.



Fonte: Infomoney.com

Leia mais

PUBLICIDADE