PUBLICIDADE

Brasil tem novo recorde de maior onda já surfada no país; veja tamanho

O Brasil tem um novo recorde de maior onda já surfada no país, segundo o projeto BWB (Big Waves Brasil). O surfista Lucas Chumbo surfou uma onda de 14,82 metros, na Laje da Jagua, em Jaguaruna (SC), no dia 30 de julho. O estudo técnico e a análise da onda foram feitos por um oceanógrafo. […]

Por que o Alasca foi escolhido para encontro entre Trump e Putin?
Lucas Chumbo surfando a maior onda da história do Brasil  • Gabriel Gomes/@imagensgabriel


O Brasil tem um novo recorde de maior onda já surfada no país, segundo o projeto BWB (Big Waves Brasil). O surfista Lucas Chumbo surfou uma onda de 14,82 metros, na Laje da Jagua, em Jaguaruna (SC), no dia 30 de julho. O estudo técnico e a análise da onda foram feitos por um oceanógrafo.

A onda gigante foi registrada durante passagem de um ciclone extratropical na costa de Santa Catarina. Conforme Thiago Jacaré, idealizador da BWB e coordenador nacional de Surf de Ondas Grandes da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), o recorde anterior também foi registrado na Laje da Jagua, com 14 metros.

O local é conhecido como Nazaré brasileira. O título faz alusão à vila Nazaré, em Portugal, famosa pelas ondas gigantes. A Laje da Jagua é uma formação rochosa submarina que faz com que as ondas aumentem de tamanho ao se aproximarem da costa.

Conforme Jacaré, com a passagem do ciclone extratropical e a previsão de ondas gigantes divulgada por órgãos oficiais, como Epagri/Ciram e a Defesa Civil, os surfistas Marco Polo e Lucas Chumbo viajaram à Santa Catarina.

“Entrou esse ciclone com uma magnitude de energia que eu nunca tinha visto”, conta Jacaré.

No local, os surfistas deslocaram cerca de 5 quilômetros mar adentro em busca do “swell” perfeito. O termo é utilizado por surfistas para denominar ondas formadas em tempestades distantes que percorrem longas distâncias até chegar numa praia.

“Foi uma missão louca, digamos assim, com ciclone, ventos e mar gigantesco”, brinca Jacaré.

O oceanógrafo Douglas Nemes, doutor em engenharia costeira e especialista em mecânica das ondas, atestou, a partir de análises, o novo recorde.



Fonte: CNN

Leia mais

PUBLICIDADE