Enquanto a Argentina enfrentava uma greve geral e debates acalorados sobre a reforma trabalhista, o presidente Javier Milei foi flagrado em um vídeo com um clima descontraído nos Estados Unidos. O líder argentino cantou “Burning Love”, clássico de Elvis Presley, acompanhado de risadas com Viktor Orbán, premiê húngaro, e Gianni Infantino, presidente da Fifa, nesta quinta-feira (19).
A cena ocorreu durante a primeira reunião do Conselho da Paz, iniciativa de Donald Trump, nos EUA. Milei, ao lado de Orbán, pegou o microfone e imitou o rei do rock ao som da música que tocava no evento, recebendo gestos de aprovação de Infantino. Esse momento de descontração internacional contrasta diretamente com a forte mobilização social em seu país.
Tensão e Paralisação em Solo Argentino
Simultaneamente à viagem presidencial, a Câmara dos Deputados argentina começou a discutir nesta quinta-feira (19) o projeto de reforma trabalhista, que já havia sido aprovado pelo Senado na semana passada. A Confederação Geral do Trabalho (CGT), maior central sindical do país, convocou uma paralisação nacional, resultando em uma greve geral. Jorge Sola, líder sindical, celebrou o que classificou como um nível de participação “muito significativo”, algo nunca antes visto sob a atual gestão.
Em resposta à onda de protestos, o governo Milei determinou medidas de segurança incomuns para a imprensa, alertando sobre possíveis situações de “risco” nos atos. O Ministério da Segurança orientou veículos a evitar se posicionar entre focos de violência e forças de segurança. Essa precaução surge após manifestações na quarta-feira passada, em que milhares de pessoas protestaram nas imediações do Congresso, resultando em confrontos com a polícia e cerca de 30 detidos.
A expectativa do governo é que a proposta de reforma trabalhista seja votada no plenário da Câmara em 25 de fevereiro e aprovada até 1º de março, data em que Milei inaugurará o período de sessões ordinárias do Legislativo.
Acompanhe o Altos News para mais atualizações sobre a política argentina e seus desdobramentos.
Fonte: https://g1.globo.com