O novo secretário da Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi), Dirceu Campêlo, anunciou nesta segunda-feira (2) planos ambiciosos para a expansão dos serviços de oncologia no interior do estado. A iniciativa, revelada em entrevista à TV Clube, visa democratizar o acesso ao tratamento de câncer, uma especialidade médica cada vez mais procurada, e reduzir a sobrecarga da capital, Teresina.
Demanda crescente e metas para 2026
Campêlo destacou a urgência de descentralizar o atendimento, citando a crescente demanda por tratamento oncológico nas regiões afastadas da capital. ‘O desafio para este ano é expandir principalmente a oncologia, o tratamento do câncer. Com o envelhecimento da população, isso está sendo cada vez mais demandado. Então, levar para o interior é de grande valia’, afirmou o secretário. Segundo ele, para 2026, a meta é clara: implantar serviços de oncologia em hospitais-chave no interior.
Os hospitais de Picos, Floriano e Parnaíba foram os estabelecimentos específicos mencionados por Dirceu Campêlo para receberem esses novos pontos de atendimento especializado. A criação dessas unidades fora de Teresina é vista como um passo essencial para que pacientes de diversas regiões não precisem mais percorrer longas distâncias, muitas vezes em condições delicadas, para ter acesso a diagnósticos e tratamentos complexos.
A expansão faz parte de um esforço mais amplo de fortalecimento da alta e média complexidade em todo o Piauí. Ao lado da capital, que sempre concentrará uma parcela maior de demanda, outros municípios estão se destacando. Bom Jesus, por exemplo, está em processo de consolidação como um importante polo de saúde, contribuindo para a rede estadual e aliviando a pressão sobre Teresina, um cenário comum em grandes centros urbanos de outros estados.
A proposta de levar a oncologia para mais perto da população do interior é um compromisso direto com a vida e o bem-estar dos piauienses, garantindo equidade no acesso a tratamentos vitais. O Altos News continuará acompanhando os desdobramentos dessa importante iniciativa na saúde do nosso estado.
Fonte: https://portalclubenews.com