A cruz que havia sido removida da Praia Pedra do Sal, em Parnaíba, litoral do Piauí, foi reinstalada em seu local original. A recolocação acontece após a exoneração de Valdecir Galvão, então superintendente de Turismo do Município, que esteve no centro da polêmica. O prefeito Francisco Emanuel (PP) afirmou, nesta terça-feira (20), ter sido surpreendido pela remoção do símbolo religioso.
Emanuel relatou que soube da situação pela imprensa e, imediatamente, entrou em contato com a empresa responsável. Foi informado de que a decisão de retirar a cruz, que está no local desde a década de 1960 e é um símbolo para pescadores e a comunidade católica, partiu do ex-gestor, que foi desligado do cargo logo após a repercussão negativa.
A controvérsia e as explicações
A remoção da cruz ocorreu no último sábado (17), quando um funcionário utilizou uma motosserra para cortar a estrutura. A exoneração de Valdecir Galvão foi publicada no Diário Oficial do Município no mesmo dia, confirmando a postura da prefeitura em relação ao ato unilateral.
Em entrevista, o prefeito Francisco Emanuel expressou seu descontentamento. “Eu fui surpreendido por diversos meios de comunicação informando sobre a retirada da cruz, um vídeo que eu achei bem forte, a empresa retirando com a motosserra”, pontuou. Ele ainda desmentiu a versão de Valdecir Galvão de que a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) teria ordenado a remoção, apresentando documentos que mostram a SPU apenas respondendo a um questionamento do então superintendente, deixando a decisão a critério da prefeitura.
Valdecir Galvão, por sua vez, argumentou que a área é considerada terreno de Marinha, onde não é permitido colocar estruturas, e que a cruz de madeira representava risco. Ele afirmou ter levado o caso à Secretaria de Governo, participando de uma reunião com secretários e um representante do setor de terras, onde teria sido decidido enviar um documento à SPU para um posicionamento oficial. “Eu sou o superintendente que tinha dois secretários dentro da sala e mais a pessoa responsável da terra. Qual a culpa que eu tenho? Não tenho culpa nenhuma”, defendeu-se Galvão.
Com a recolocação da cruz, o prefeito Francisco Emanuel pediu desculpas à comunidade católica de Parnaíba e reafirmou o compromisso da gestão com a liberdade religiosa e o respeito à fé. Para o cargo de superintendente de Turismo, o prefeito nomeou interinamente Zulmira do Espírito Santo. Acompanhe mais notícias sobre Parnaíba e o litoral do Piauí no Altos News.
Fonte: https://portalclubenews.com