PUBLICIDADE

Themístocles Filho reassume Governo do Piauí; presidente do TJ-PI deixa gestão

O vice-governador do Piauí, Themístocles Filho (MDB), reassumiu o comando do Governo do Estado na sexta-feira (16), após concluir um período de férias de sete dias. Sua volta encerra a gestão interina do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Aderson Nogueira, que esteve à frente do Poder Executivo desde 9 de janeiro. A […]

Themistocles Filho (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

O vice-governador do Piauí, Themístocles Filho (MDB), reassumiu o comando do Governo do Estado na sexta-feira (16), após concluir um período de férias de sete dias. Sua volta encerra a gestão interina do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Aderson Nogueira, que esteve à frente do Poder Executivo desde 9 de janeiro. A transição foi necessária devido às férias do governador Rafael Fonteles (PT-PI), cujo retorno ao Palácio de Karnak está previsto para a próxima segunda-feira (19).

A confirmação da reassunção veio do próprio vice-governador. Em uma publicação nas redes sociais, Themístocles Filho declarou: “Meus amigos do Piauí, eu estou aqui na vice-governadoria. Tirei sete dias de férias e hoje estou assumindo o Governo do Estado do Piauí”. A mensagem foi acompanhada de uma foto ao lado do presidente do MDB de Teresina, o médico Paulo Márcio, reforçando a formalidade do ato e o compromisso com a gestão estadual.

Desembargadores à frente do Governo do Piauí

A passagem de Aderson Nogueira pela chefia do Poder Executivo o tornou o sétimo desembargador a assumir a gestão piauiense desde a abertura do Livro Tombo de Transmissão do Poder, em 4 de julho de 1951. Este registro histórico detalha outras seis ocasiões em que magistrados do TJ-PI estiveram no comando do estado em substituições legais.

Os desembargadores que o antecederam foram: Aloísio Soares Ribeiro, em 23 de junho de 1983 (governo Hugo Napoleão do Rego Neto); Paulo de Tarso Mello e Freitas, em 9 de julho de 1986 (governo José Raimundo Bona Medeiros); Álvaro Brandão Filho, em 2 de maio de 1994 (governo Guilherme Cavalcante de Melo); Antônio Ribeiro de Almeida, em 9 de setembro de 1994 (também no governo Guilherme Cavalcante de Melo); Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, em 9 de maio de 2002 (governo Hugo Napoleão do Rego Neto); e Edvaldo Pereira de Moura, em 9 de abril de 2012 (governo Wilson Nunes Martins).

A alternância na liderança do Governo, mesmo que temporária e em conformidade com as leis, destaca a organização administrativa do Piauí. Com o vice-governador Themístocles Filho reassumindo suas funções, a estabilidade e a continuidade dos trabalhos administrativos estão garantidas até o esperado retorno do governador Rafael Fonteles na segunda-feira (19), quando a rotina completa do Executivo será restabelecida.

Para mais notícias sobre a política piauiense, acompanhe o Altos News.

Fonte: https://portalclubenews.com

Leia mais

PUBLICIDADE