O estudante Luiz Gustavo Carvalho, de 19 anos e natural de Teresina, alcançou a nota máxima na prova de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela segunda vez. Com as 45 questões acertadas, o jovem piauiense repetiu o feito em um dos exames mais concorridos do país, cujo resultado do Enem 2025 foi divulgado na sexta-feira (16).
A conquista reflete uma rotina intensa: Luiz Gustavo dedica-se por quase 11 horas diárias aos estudos. Seu objetivo principal é o ingresso no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), um dos vestibulares mais desafiadores do Brasil. Para ele, o Enem funciona como um importante termômetro de seus conhecimentos.
Apesar de sua preparação ser direcionada à área militar e ao vestibular do ITA, Luiz Gustavo explica que o grande foco em Matemática é um fator decisivo para o seu sucesso no Enem, justificando a repetição da nota máxima. O jovem morador do bairro Morada Nova, na zona Sul de Teresina, passa o dia na escola, chegando por volta das 7h e permanecendo até as 18h.
Ao retornar para casa, ainda reserva mais uma hora ou uma hora e meia para os estudos, nos dias em que tem mais energia. “Na maioria das vezes, chego bastante cansado. Por volta das 19h ou 19h30, eu já estou tentando reduzir o ritmo”, detalha ele sobre o período antes de preparar-se para o descanso, entre 20h e 21h.
O interesse pela carreira militar, segundo Luiz Gustavo, foi motivado pela busca por estabilidade financeira. Embora ainda esteja indeciso entre Engenharia Aeroespacial e Engenharia da Computação, o estudante não esconde a satisfação de mais uma vez alcançar um resultado tão expressivo.
Mesmo que o ITA possua um vestibular próprio e não aceite o Enem como forma de ingresso, Luiz Gustavo vê seu desempenho no exame como um grande motivo de orgulho e validação de seus esforços. Para ele, o Enem representa a “porta de entrada para os sonhos de muita gente”, uma prova que “transforma vidas”, e sua performance é um indicativo claro de que sua dedicação vale a pena, motivo de alegria para si e seus pais.
Acompanhe o Altos News para mais histórias de destaque do Piauí e da região.
Fonte: https://portalclubenews.com