PUBLICIDADE

Hospital de Parnaíba é o único do Piauí entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil

O Levantamento Nacional O Hospital Regional Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, se destacou em um inédito levantamento nacional, sendo a única unidade pública do Piauí a integrar a lista dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil. Este reconhecimento posiciona a instituição piauiense em um patamar de excelência, revelando o esforço e a qualidade dos serviços […]

Eduardo Amorim

O Levantamento Nacional

O Hospital Regional Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, se destacou em um inédito levantamento nacional, sendo a única unidade pública do Piauí a integrar a lista dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil. Este reconhecimento posiciona a instituição piauiense em um patamar de excelência, revelando o esforço e a qualidade dos serviços prestados à população.

O estudo, que tem repercussão nacional, é fruto de uma colaboração entre importantes entidades do setor de saúde: o Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), o Instituto Ética Saúde (IES), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Esta primeira etapa da pesquisa identificou as cem unidades de referência. A lista será aprofundada para a seleção dos 10 hospitais com o melhor desempenho. Os vencedores serão anunciados em maio, durante o prestigiado Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil, uma iniciativa conjunta dessas cinco instituições.

No cenário nacional, o Piauí figura, ao lado de Rio Grande do Norte e Sergipe, como um dos estados com o menor número de indicações. Por outro lado, São Paulo lidera com 30% das unidades listadas, seguido por Goiás (10%), Pará (7%), Santa Catarina (7%), Pernambuco (6%), Rio de Janeiro (6%), Paraná (5%), Amazonas (3%), Bahia (3%), Distrito Federal (3%), Maranhão (3%), Minas Gerais (3%), Ceará (2%), Espírito Santo (2%), Mato Grosso do Sul (2%), Rio Grande do Sul (2%) e Tocantins (2%).

Critérios para a Seleção

Para serem considerados nesta avaliação, os hospitais precisaram atender a critérios rigorosos. Foram incluídas unidades das esferas federal, estadual ou municipal, com atendimento exclusivo via SUS, sem qualquer ligação com operadoras de saúde suplementar. O levantamento abrangeu hospitais gerais, tanto adultos quanto pediátricos, e unidades especializadas em áreas como ortopedia, oncologia, cardiologia e maternidade. Todos deveriam possuir mais de 50 leitos e ter sua produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Ministério da Saúde entre agosto de 2024 e julho de 2025. Hospitais psiquiátricos e de longa permanência foram excluídos do escopo.

A definição dos finalistas, que comporão o seleto grupo dos 10 melhores, será baseada em uma série de indicadores de desempenho. Entre eles, estão a acreditação hospitalar, as taxas de ocupação e de mortalidade, a disponibilidade de leitos de terapia intensiva e o tempo médio de permanência dos pacientes internados. Além disso, a lista final será ranqueada com base em uma pesquisa independente de satisfação dos pacientes, no nível de acreditação dos serviços e em informações de compliance. Uma avaliação de eficiência, que cruza dados de atendimentos com recursos financeiros disponíveis, também será determinante.

Panorama Regional dos Indicados

Critérios Rígidos de Seleção

Próximos Passos na Premiação

Fonte: https://portalclubenews.com

Leia mais

PUBLICIDADE