O Piauí apresentará ao Brasil sua mais recente inovação: o SoberanIA, o primeiro modelo de inteligência artificial totalmente baseado em dados em português. O lançamento nacional está agendado para o dia 9 de dezembro, em Brasília, durante o “Encontro Nacional de IA Soberana”, que acontecerá no B Hotel, das 14h às 19h. O evento reunirá autoridades, pesquisadores e representantes de instituições parceiras, incluindo a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
O projeto SoberanIA é fruto de um investimento de R$ 35 milhões do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em colaboração com a Universidade Federal do Piauí (UFPI). O objetivo é impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico no estado. O governador do Piauí, Rafael Fonteles, apresentará a experiência do estado em transformação digital e inteligência artificial, que já recebeu reconhecimento, incluindo o Prêmio Unesco Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa.
Para o governador, essa conquista representa um avanço crucial para a soberania digital do país, além de promover o uso ético da tecnologia no setor público. “É fundamental assegurar que a inovação tecnológica beneficie a todos e não se concentre em poucos. A prosperidade de um país estará cada vez mais relacionada à quantidade de dados e à capacidade de interpretá-los. Não é por acaso que as nações mais ricas são as que mais investem nesse campo”, declarou Rafael Fonteles.
A ministra Luciana Santos ressalta a importância da autonomia tecnológica para o futuro do Brasil e detalhará os novos acordos de cooperação técnica estabelecidos com o projeto SoberanIA. “Estamos desenvolvendo uma nova ferramenta, com tecnologia nacional, que respeita a ética, a segurança, a nossa língua e a nossa cultura. Esta iniciativa é mais do que apenas tecnologia, é uma questão de soberania nacional e nos impulsiona a superar a dependência tecnológica”, afirmou a ministra.
No Piauí, o SoberanIA já está sendo aplicado em serviços essenciais, como o “Piauí Oportunidades”, que conecta jovens, empresas e oportunidades de qualificação, e o “B.O Fácil”, que permite o registro de boletins de ocorrência via WhatsApp. A implantação do chatbot do portal Gov.pi Cidadão e do assistente da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), para a criação de questões e materiais, está em andamento, ampliando o uso da tecnologia no cotidiano dos cidadãos e nas escolas.
A inteligência artificial está sendo gradualmente incorporada aos serviços públicos com o objetivo de aprimorar a eficiência no atendimento ao cidadão, auxiliar os servidores em tarefas técnicas e tornar as plataformas governamentais mais ágeis e acessíveis. A tecnologia viabilizará sistemas de orientação profissional, apoio a empreendedores, aprimoramento na elaboração de documentos oficiais e respostas mais rápidas em canais de atendimento digital.
O projeto SoberanIA, parte integrante do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, foi concebido pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), com a execução do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT) e o suporte da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi).
Fonte: portalclubenews.com