Preocupantes imagens de peixes mortos no Rio Poti, em Teresina, Piauí, foram registradas nesta segunda-feira (24), data em que se celebra o Dia do Rio. O flagrante foi feito na região do bairro Água Mineral, na Rua Beira Rio, e expõe uma grave situação ambiental.
As fotografias mostram peixes boiando sem vida em meio ao lixo e à extensa camada de aguapés que cobre parte do rio. A situação tem gerado indignação entre pescadores e ribeirinhos, que denunciam que os aguapés já se estendem por cerca de 2 km, impactando diretamente em sua atividade de pesca.
Mauricio Adrenalina, guia de turismo e ambientalista, lamentou a cena, criticando a falta de ações efetivas tanto do poder público quanto da população para reverter o quadro. “Isso é consequência de uma série de fatos que ocorrem diariamente na nossa cidade e que, infelizmente, apesar de tanta publicidade, campanhas e ações, parece que cada um está falhando na sua parte individual. É triste ver uma situação dessas”, declarou.
Segundo o engenheiro civil Guilherme Rodrigues, especialista em recursos hídricos, a proliferação de aguapés forma um “tapete verde” que impede a oxigenação da água, prejudicando a vida aquática. “A densa camada de aguapés impede a dissolução de oxigênio, prejudicando a respiração de peixes e microrganismos”, explicou o especialista.
Diante da denúncia, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) informou que tomou conhecimento do problema e acionou sua equipe técnica para investigar a situação no local e tomar as medidas cabíveis. A Semam informou que emitirá um posicionamento oficial assim que tiver mais informações.
Fonte: portalclubenews.com