PUBLICIDADE

Navio da marinha atraca no piauí para instalar boia meteorológica

Um navio hidrográfico balizador da Marinha do Brasil fez história ao atracar no cais multipropósito do Porto de Luís Correia, no litoral do Piauí, nesta segunda-feira (17). A embarcação, denominada Comandante Manhães, com seus 37 metros de comprimento e 8,8 metros de largura, é a primeira da Marinha a realizar tal manobra no porto piauiense. […]

Redação

Um navio hidrográfico balizador da Marinha do Brasil fez história ao atracar no cais multipropósito do Porto de Luís Correia, no litoral do Piauí, nesta segunda-feira (17). A embarcação, denominada Comandante Manhães, com seus 37 metros de comprimento e 8,8 metros de largura, é a primeira da Marinha a realizar tal manobra no porto piauiense. O objetivo principal da visita é a instalação de uma boia especializada na análise de ventos.

Equipada com instrumentos hidrográficos de ponta, a embarcação Comandante Manhães é especializada em manutenção de sinalização náutica. Sua presença no Porto de Luís Correia marca um momento importante para a região e para a Marinha do Brasil.

A missão principal do navio é a instalação de uma boia BRAVO (Boia Remota de Avaliação de Ventos Offshore) programada para a próxima sexta-feira (21). Este equipamento, projetado para avaliar as condições de vento em alto-mar, é capaz de registrar a velocidade e a direção dos ventos, além de outras variáveis meteorológicas relevantes, como pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar.

A iniciativa da instalação da boia BRAVO partiu da Petrobras, que busca identificar os pontos mais favoráveis na costa brasileira para a implantação de usinas eólicas offshore. A boia, com suas 7 toneladas, 4 metros de diâmetro e 4 metros de altura, possui placas de energia fotovoltaica que garantem sua autonomia energética. Seu desenvolvimento é fruto da colaboração entre o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados (ISI-SE).

Apesar de ser a primeira atracação de um navio da Marinha do Brasil no cais do Porto Piauí, em dezembro de 2023, uma fragata da Marinha já havia chegado ao Porto Piauí, permanecendo fundeada no canal de navegação.

De acordo com o diretor de operações do Porto Piauí, Fábio Freitas, a operação de atracação ocorreu sem intercorrências. Ele enfatizou que o canal do porto está devidamente preparado para receber embarcações desse porte e que o comandante da Comandante Manhães expressou satisfação com a navegação e a atracação.

Fonte: portalclubenews.com

Leia mais

PUBLICIDADE