PUBLICIDADE

Mãe e filhos fazem o enem juntos: ‘quero ajudar meus filhos jogadores’

Cléris Silva, de 41 anos, balconista e caixa de supermercado, encarou o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao lado de seus dois filhos, Clayton, de 20 anos, e Horrana Gabrielle, de 16. A família realizou o exame na Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Campus Petrônio Portela, em Teresina. […]

G1

Cléris Silva, de 41 anos, balconista e caixa de supermercado, encarou o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao lado de seus dois filhos, Clayton, de 20 anos, e Horrana Gabrielle, de 16. A família realizou o exame na Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Campus Petrônio Portela, em Teresina.

Cléris já possui uma graduação em letras pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), mas agora busca uma nova formação em educação física. Seu objetivo é claro: auxiliar seus filhos, que são jogadores de futebol. “Tenho um caçula, de 16 anos, que é jogador. Esse aqui [Clayton] também joga, está há mais tempo”, revelou Cléris.

A família reside no Piauí desde 2024, após se mudar de Lago da Pedra (MA), cidade distante 320 km de Teresina. Os três realizaram as provas na Universidade Federal do Piauí (UFPI), situada na Zona Leste da capital piauiense.

Enquanto Cléris tem um objetivo profissional bem definido, seus filhos também buscam seus caminhos. Clayton declarou que está utilizando o Enem como uma forma de se testar academicamente. Horrana, por sua vez, ainda está indecisa entre duas áreas: educação física, seguindo os passos da mãe, e fisioterapia.

Cléris demonstra confiança em seu desempenho, principalmente na área de matemática. Ela acredita que sua experiência profissional, que envolve cálculos constantes, lhe dará uma vantagem na prova. “Espero me dar bem, já tenho um pouquinho de prática em matemática. Vou ficar até o último segundo”, garantiu.

O Enem deste ano registrou um número expressivo de inscritos no Piauí. Foram 120 mil estudantes, representando o maior contingente dos últimos cinco anos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No segundo dia de provas, os candidatos responderam a 90 questões de Matemática e Suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. A aplicação ocorreu em 370 locais distribuídos em 41 municípios do estado.

Fonte: g1.globo.com

Leia mais

PUBLICIDADE